TWITTER:

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fanatismo ou carência?


Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente freqüente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.
Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:
1. Agressividade;
2. Preconceitos vários;
3. Estreiteza mental;
4. Extrema credulidade quanto ao próprio sistema, com incredulidade total quanto a sistemas contrários;
5. Ódio;
6. Sistema subjetivo de valores;
7. Intenso individualismo.


A carência afetiva é um mal que atinge todas as faixas etárias, culturas e classes sociais.  É pior que a gripe, que vem e vai embora, ou uma doença que mata de vez. É um mal que consome as pessoas devagarinho.
A indiferença da sociedade atual face aos problemas do mundo, faz com que as pessoas sintam-se sozinhas e carentes.  Preferimos fechar os olhos ao que se passa ao nosso redor (e mesmo fora dele!) do que enfrentar a realidade da vida dos outros, dos seus problemas. Há cada vez mais pessoas solitárias enquanto a população cresce.
As pessoas têm sede de amor. O problema é que raramente querem ser fonte. E nessa engrenagem há muita gente infeliz. Então corre-se de um lado para o outro, alguns tentam achar compensação a nível profissional, outros em religiões, crenças e seitas. 
A internet também faz parte desse mundo. Fecha-se aqui, procura-se amores, amizades e certezas de que alguma coisa ainda existe capaz de compensar a falta de afeto. E enganam-se. Engana-se os outros e a si mesmo.

MEU ÍDOLO: JESUS!

www.twitter.com.br/mirellemirao



Um comentário:

  1. pode-se considerar fanatismo? pode, mas acima de tudo creio que hoje com a pressão da mídia, as pessoas sentem a necessidade de aplausos, querem chamar a atenção, ou melhor, ser o centro das atenções com atitudes impensadas, muitas vezes causando prejuizos a si mesmas, tudo para estarem em "evidencia". Acredito que isso está ligado a diversas carencias, sentimentos de vazios mesmo no meio dos amigos; Precisamos a cada momento voltarmos para quem nos deu e nos confiou o bem mais precioso: A VIDA. Quando observamos as palavras do Senhor Jesus e colocamos em prática, vemos que nossa busca incansável por algo que muitas vezes não sabemos o que é, descobrimos que este espaço é exclusivamente do Deus criador dos céus e da Terra.

    ResponderExcluir