TWITTER:

sábado, 12 de março de 2011

TEMA ESCOLHIDO: VAIDADE.


A Wikipédia diz que:
A vaidade (chamada também de orgulho ou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e esconde seus pontos negativos.
A vaidade é mais utilizada também hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa. 
Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja aos outros.
O que pelas lentes de alguns é asseio, glamour, fantasia, amor ao belo ou elevação da auto-estima, pelas lentes de outros pode ser (ou parecer) vaidade.
“É provável que todos os seres humanos sejam vaidosos em certo grau, mas fazer exibição de sua vaidade não é considerado prova de bom gosto. A vaidade, por isso, é com frequência tão disfarçada e dissimulada que se apresenta sob as mais variadas transformações. Há por exemplo, uma espécie de modéstia, que é em essência vaidade. Um homem pode ser tão vaidoso que nunca se importe com os juízos dos outros; outros requestam avidamente a aprovação pública e utilizam-na em seu proveito pessoal”. 

Os zen-budistas resumem toda a sua visão de mundo na seguinte frase: “Sem eu, não há problema”. Pois, para eles, tudo o que fazemos tem como objetivo proteger o eu, que, em ultima essência, não pode ser encontrado em nenhuma de suas partes, seja no corpo, seja na alma. 

Em outras palavras, vamos criando a nossa personalidade, nossa personagem ou nosso eu – complexo do eu – e a partir de então, desejamos manter uma imagem deste eu. Por isso somos vaidosos, ambiciosos, orgulhosos. Por isso, tudo é vaidade. A frase “Vaidade das vaidades” (embora retirada da Bíblia) se casa muito bem com a visão de mundo zen.

Bom, eu fiquei meio confusa com esse tema pois reconheço que achei que ele não seria escolhido, mas enfim....
O problema é que por diversas vezes não aceitamos os nossos defeitos, e até mesmo críticas construtivas nos insultam!
Vou criar aqui alguns tópicos que descrevem atitudes de uma pessoa vaidosa / orgulhosa. Será que você se encaixa em algum? Rs
Apresentação pessoal exuberante (no vestir, nos adornos usados, nos gestos afetados, no falai demasiado)
Evidência de qualidades intelectuais, não poupando referências à própria pessoa, ou a algo que realiza
Esforço em realçar dotes físicos, culturais ou sociais com notória antipatia provocada aos demais
Intolerância para com aqueles cuja condição social ou intelectual é mais humilde, não evitando a eles referências desairosas
Aspiração a cargos ou posições de destaque que acentuem as referências respeitosas ou elogiosas à sua pessoa
Obstrução mental na capacidade de se auto-analisar, não aceitando suas possíveis falhas ou erros, culpando vagamente a sorte, a infelicidade imerecida, o "azar".

O que preocupa as meninas:

  Há muito tempo elas manifestam sua vontade de perder peso. Na verdade elas sofrem desde muito jovens, devido às influências da mãe, que sempre fez dieta; às imposições da mídia, que exibe corpos magros como ideal, e às exigências da moda, que diminui a cada ano a numeração dos manequins. As meninas são incentivadas a usar maquiagem, salto alto, roupas sensuais e se comportarem como adultas. Recentemente, uma polêmica envolveu um ensaio fotográfico da revista Vogue, que utilizou fotos de meninas por volta dos seis anos de idade, vestidas, maquiadas e em poses de adultas.

O fato gerou posicionamentos contrários em todo o mundo, mas não foi capaz de retirar as revistas das bancas. A força dessas influências é inegável e os pais devem estar atentos a isso, além de discutirem o assunto e se posicionarem a respeito.

Nas últimas décadas, temos observado também uma antecipação da idade em que ocorre a primeira menstruação. Inclusive, isso determinou mudanças nos parâmetros diagnósticos de precocidade e normalidade para o início da puberdade nas garotas. O estirão puberal e as formas corporais femininas são determinadas pela elevação precoce dos hormônios femininos. Apesar da pouca idade, elas são mais altas, exibem corpo de mulher e muita preocupação com a imagem.

Existem evidências científicas que nos levam a crer que um "comportamento de dieta", adotado por adolescentes e crianças ? cada vez mais preocupadas com o peso e engajadas em dietas para emagrecer, pode aumentar os riscos de transtornos alimentares.

Na sociedade ocidental, 9 a 22% das adolescentes têm comportamentos alimentares inadequados com o objetivo de perder peso. Esses comportamentos estão associados com desnutrição, retardo no crescimento e na maturação sexual, e sintomas de transtornos mentais como depressão, ansiedade, fadiga crônica e maior risco de desenvolver transtornos alimentares.
O que mobiliza os meninos :
Tem sido cada vez mais comum atendermos meninos muito interessados em músculos e proporções corporais incompatíveis com suas idades. De uma maneira geral, crianças e adolescentes não conseguem desenvolver naturalmente músculos tão hipertróficos com atividade física.

Nos meninos, os hormônios masculinos e o estirão de crescimento é inclusive mais tardio em relação ao que acontece com os corpos das meninas. Não há hipertrofia muscular sem hormônios masculinos em excesso.

Nos últimos anos houve uma crescente valorização da musculatura corporal masculina e para termos uma idéia dessa mudança, basta compararmos duas famosas figuras do cinema que viveram o personagem James Bond da série 007: Sean Connery e Daniel Craig, pois eles exemplificam essa mudança nos padrões de beleza masculina. O primeiro, magro e elegante, dentro de um terno. O segundo, malhado e musculoso, sem camisa em várias cenas do filme.

Não há como escapar desse modelo, que faz a cabeça da geração.O problema é que os meninos estão desejosos desse tipo físico muito precocemente, e para conseguirem isso, vão aos consultórios à procura de suplementos, como se isso pudesse aumentar massa muscular e promover os abdomes de tanquinho que eles tanto sonham.

Juntos deles vem os pais, aflitos e inseguros com as poções mágicas dos suplementos vendidos nas academias e lojas especializadas. Temem que seus filhos passem a usar esteróides anabólicos comprados na clandestinidade. Esperam de nós, profissionais de saúde, que consigamos convencê-los a não usarem tais substâncias.

Infelizmente, nossos argumentos ecoam muito pouco na cabeça deles. Todos  já chegam com um padrão de beleza e uma ilusão de saúde fortemente arraigados, fruto dessa apologia insana e cruel aos corpos musculosos. Infelizmente os suplementos não ajudam esses meninos a aumentarem suas massas musculares. Na verdade, eles não deveriam fazer musculação até completar os 18 anos, idade em que normalmente param de crescer.

Até então, o maior estímulo para que eles possam ter um corpo masculino adulto perfeito no futuro
seria uma dieta balanceada e a prática de esportes ou atividade física de recreação. Mas, muitas vezes, eles não aceitam tal recomendação. Pais, educadores e profissionais de saúde devem fazer a sua parte na tentativa de esclarecerem esses jovens pacientes sobre o equívoco dessa idealização tão precoce. 

Depois de todas essas dicas.... Cuidem - se!

2 comentários:

  1. Parabéns Mirelle, mais uma vez se saiu muito bem!
    Amei o post, com certeza me "ajudou"!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mii , Seu post está muito bom!

    ResponderExcluir